Jesus

Ele virá buscar , aquele que por Ele espera .. Portanto vigiemos , vivendo o hoje como se Ele voltasse amanhã ...

terça-feira, 21 de maio de 2013

Rute e Noemi

Havia um homem chamado Elimeleque, que por causa da fome foi peregrinar nos Campos de Moabe, levando seus dois filhos e sua esposa Noemi mulher temente a Deus. Foi assim buscar uma vida melhor, em terra estranha, ( quantas vezes queremos resolver nossos problemas e dificuldades da maneira errada, ou muitas vezes queremos guardar o problema no ármario achando que ele nunca vai sair de lá, ou até mesmo fazer como Elimeleque fugir do problema, fugir para outra cidade, mesmo sendo cidade estranha)
E assim Elimeleque peregrinou ali por anos, até que veio falecer, morrendo nos Campos de Moabe, aonde foi buscar sustento e deixou seus filhos jovens . Seus filhos resolveram pegar moças moabitas para se casarem, e antes que eles gerem filhos com suas mulheres, morrem os dois, ( a bíblia não diz sobre a enfermidade deles mas eles morriam cedo, o pai Elimeleque morre seus filhos ainda jovens, agora os filhos morrem , sem deixar filhos, alguma doença matava esta família ). Agora a fome muda de lado assola os Campos de Moabe e os Campos de belém de Judá estão dandos seus frutos e colheitas .
Agora encontra 3 viúvas , Noemi, Rute e Orfa, três  mulheres desamparadas, tristes e sem esperança alguma. Mas Noemi sendo a mais velha resolve voltar para terra do seu Deus , Belém de Judá, porque agora ela fica sabendo que lá está bom .
E começa a caminhada de Noemi , no caminho ela percebe que não e correto ela levar suas noras já que elas não tiveram filhos, e que ela também não tem nenhum conforto para dar para elas , ela diz para que elas voltem do caminho para suas parentelas e busquem outros maridos para se casarem,pois eram novas e bonitas , Orfa beija Noemi e volta para sua parentela , mas Rute se apega e diz Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;  Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.,Que grande encontro com Deus Rute tem naquela hora, e o amor ao próximo que tem por Noemi, quantos vezes alguém ao nosso lado , precisando de ajuda, precisando que a gente se apegue a ele , e ajude ate ele se reerguer, igual fez Rute com Noemi , sem esperar nada em troca, só pelo sentimento de se apegar e ajudar, e nós ignoramos muitas vezes..
Mas Rute não olhou para a pobreza nem para os problemas ela procurou a solução e a primeira foi servir o DEUS de Israel, agora ela vai a luta, trabalhar e buscar sustento. Ela consegue se reeguer , Deus capacita Rute, ela se casa com Boaz , ela Gera Obede, e deixa sua história escrita, de uma moça moabita, se torna uma serva de Deus, e bisavó do Rei Davi. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário